13.5.12

Voltando à casa da vó

Dominguinho gostoso na casa da mãe (ou não!), chuvinha beijando o Rio de Janeiro... hoje é dia de ficar em casa.
Tenho recebido sugestões de links de vários amigos e andei conferindo todos nos últimos dias. O que me chamou a atenção é que todos eles parecem buscar um aconchego, um gosto por cuidar da casa (e do tempo que se passa nela) que acho que as gerações 70, 80 e 90 deixaram um pouco de lado, achando meio "careta".
Talvez com razão: era preciso explorar a rua, a vida noturna, homens e mulheres. Nessas décadas as metrópoles explodiram, se modernizaram, e as opções de lazer fora de casa, também. O "bacana", o "chocante" e o "demais" nessas décadas era explorar a rua.
Mas o mundo é assim, quase tudo vai e volta, em ciclos. Um exemplo disso é que minha geração adora as pin-ups (opa! olha meu layout aí) e decoração "vintage" ou "retrô".
É saudade daquele climinha da casa da vó, vontade de resgatar algum calor que as casas foram perdendo ao longo do século 20. Até os anos 90 pegava bem dizer "ai, cara, não sei nem fritar um ovo". Agora o "it" é fazer o que já foi deixado pra trás por tanta gente: cozinhar, costurar, fazer artesanato, decorar a casa com carinho.
Que bom :)

Então vamos a alguns links ótimos sobre tudo relacionado a UDUs.


Gula

Apê.ritivos
Soube desse canal no Youtube por uma matéria fofa da Revista TPM. São dois amigos que moravam no interior e se mudaram para São Paulo (capital) há alguns anos e estranharam bastante no começo. Hoje moram sozinhos. Quem me conhece pode imaginar que me identifiquei na hora. (Menos com a cozinhha americana linda deles). Os dois fazem comidinhas simples e rápidas para quem mora sozinho. Ah, sim, eles parecem ter grana, mas as receitas não tem afetação: gente diferenciada tabém pode.

Ponto fraco: Achei que podia ter mais detalhes e medidas das receitas.
Ponto forte: Gostei do clima despretencioso que.. modéstia à parte... é marca registrada do interior ;)

 Na minha panela
Aqui as receitas são um pouco mais elaboradas. Senti falta de um "sobre nós" para entender quem são os autores. Pelo que entendi, são marido e mulher e moram em Recife. Há muito mais postagens nesse blog.

Ponto fraco: É mais uma crítica de jornalista do que de dona de casa: acho que faltou uma descrição do blog e seus autores.
Ponto forte: As receitas são bem detalhadas.

Para não me estender muito no tema, nesse estilo tem o Panelaterapia, que é mais profissa, escrito por uma psicóloga chamada Tatiana e o Panelinha (aliás, tem outras coisas além de panela numa cozinha né, gente? cadê a criatividade?),  cuja autora eu espero que meu namorado (que nem existe) nunca conheça, porque além de ser linda cozinha super bem (é formada em gastronomia nos EUA). E além de tudo pelo visto ela sabe evitar a TPM com comida. Sai pra lá.

Vaidade

Não sei como é com os homens, mas a diferença entre uma mulher que mora com os pais e uma que tem seu cantinho é que todo o dinheiro que ela pensa em gastar com roupas e sapatos, da noite pro dia, estranhamente, passa a ser destinado a comprar coisas como porta-retratos, almofadas e molduras para quadros. As roupas ficam tão relegadas a segundo plano quanto as Barbies na adolescência. E a gente achava que isso nunca iria acontecer de  novo.

Casa de Filó
Blog sobre decoração que fala sobre tendências e ambientes. A autora também dá consultoria de decoração de interiores e reformas. Bom para ter ideias.

Casa de Valentina
Loja online com mil coisas para decoração com excelente gosto. Não vou falar muito. Só olhem isso e depois isso. Ah, gente! Pulp Fofos! :D

Collector
Uma ex-colega do Colégio Novo, em Volta Redonda, sempre teve bom gosto pra tudo. Ela fez o curso de arte da minha mãe e nessa convivência já dava pra sacar que tinha uma cabeça interessante e gosto alternativo e estético. Essas pessoas marcam porque no interior são meio raras, por mil motivos provincianos. Bom, hoje ela trabalha no Collector, uma loja online de decoração com coisas incríveis de vários cantos do mundo. Ponto fraco: é bem carinho. Mas já sabe: ótimo pra ter ideias. O lema da decoração é: se você não pode comprar, copie! rs

Gecko adesivos de parede
Vááários estilos de adesivos pra dar charme à casa. Estou pensando em pôr um no armarinho do meu corredor (a porta branca pede). Você pode se inspirar e fazer alguma coisa com contact, que se vende em qualquer papelaria. É bem fácil.

Meninos
Essa loja online é super moderninha e estilosa. Apesar do nome, é gringa, mas também vende para o Brasil. Adorei especialmente os porta-copos!

Papel de parede dos anos 70
Autoexplicativo. Depois da onda, nos anos 90 e 2000, de pintar uma parede do quarto ou da sala de uma cor forte, o papel de parede voltou a ser tendência. Tem um mais lindo que o outro! Mas, como a loja é gringa, tem que ter cartão internacional pra comprar  e, pra variar, nem é barato... mas o efeito...

Avareza

Carolina Augusta Home & Lifestyle
Chegamos ao ponto alto do post: esse site é a versão ryca do meu. Isto é, ele se propõe falar de várias coisas relacionadas a casa: culinária, decoração, "lifestyle". Só que, né? É o blog da Carolina Ferraz e da amiga dela, Helena Augusta (coisa phyna! a pessoa já nasce ryca com um nome desses). Linkei mais por diversão, porque esse blog é meio Marie Claire demais pro meu gosto. Mas... o lance das ideias... já sabe ;)

Um comentário:

  1. hahaha adorei, de novo.
    sobre como manter a vaidade com os poucos recursos que sobram no fim do mês, indico o Vende na Farmácia? http://www.vendenafarmacia.com/

    bj!
    PS: gostei do novo papel de parede ;)

    ResponderExcluir