3.5.12

Esverdeando

Dizem que quem pensa em ter filhos deve, antes, experimentar criar um cachorro – que, por sua vez, dá mais trabalho que um gato.

Não posso ter um cachorro, sou contra cães em apertamentos. É, fui criada em um quintal enorme lá no interiô e sei como cães são mais felizes assim. Cachorros de apartamento são sempre meio neuróticos. Mas penso em ter, muito em breve, um gato. Gatos já são estranhos por natureza.

Antes de ter bichos, porém, recomendo ter plantas. Plantas são lindas.
É clichê, mas é isso aí: enchem a casa de beleza, alegria e – curioso  de calor humano.
Mas é preciso considerar algumas coisas antes de comprar uma planta.

Plantas com terra e vasinho são uma ilusão enorme. Elas têm cara de que vão viver mais, têm todo um porte de que vão durar, mas morrem e te deixam meio triste. Quando eu era criança, não conseguia entender o amor que minha mãe tinha por plantas. Eram tratadas como bichos, com muito carinho e zelo (aliás, ela preferia plantas a bichos). Não conseguia entender um ser sem sentimentos ser tratado daquele jeito.
Mas hoje acho que entendi. Ganhei uma plantinha suculenta, dessas que precisam de pouca água. Isso ficou na minha cabeça: regar pouco. Levei ao pé da letra e hoje a bicha parecia o cabelo do Cebolinha: uma folha em pé e as outras todas caídas. Tentei molhar e levar o vaso para uma área mais clara, mas as folhas foram se soltando no caminho. Fiquei triste. Eu havia matado minha plantinha. Temi pelo meu gato, que dirá pelos meus filhos.

Plantas parceiras

Por outro lado, algumas plantas vão te encher de inspiração maternal (ou paternal). Quase independentes, farão você achar que pode, sim, cuidar de um ser vivo sem isso significar uma ameaça. Entre as plantas que sobrevivem aos seus lapsos de memória estão a jiboia, que pede pouca água e é bem bonita; a palmeirinha (OK, deve haver um nome melhor, mas todo mundo visualizou), que é bastante rústica e pode ser colocada em alguma área externa para pegar sol e chuva; a ficus, aquela arvorezinha fofa, que pede um vaso maior; e a comigo-ninguém-pode, que só não é recomendável para quem tem crianças e bichos, por ter seiva venenosa.
O que eu acho bacana em relação às plantas são as surpresas. Algumas atraem abelhas simpáticas pra dentro de casa, por exemplo. Outro dia fui regar minha palmeirinha e encontrei um cogumelo na terra. Nem sei se isso é bom ou ruim para a planta, mas curti.

Flores

Crisântemo-bola
Nada deixa uma casa mais charmosa e com mais vida do que flores. Existe uma noção bem boba de que flor é algo "feminino", mas esse estereótipo é descartável. Ainda não aconteceu comigo, mas gostaria bastante de entrar numa casa masculina com vários vasos de flores. Ter flores bonitas e bem cuidadas demonstra harmonia, senso estético e sensibilidade. E, no caso dos homens, demonstra também que o cara está defecando e perambulando para rótulos bobos (fica a dica, meninos).

Mas algumas flores também podem chatear mais do que agradar. É o caso da gérbera e da rosa, que duram, no vaso com água, no máximo três dias. As minhas preferidas são o crisântemo-bola (foto), que parece um origami e ainda vive facilmente uma semana fora da terra; e o lírio, que além de ser lindíssimo e durar uns cinco dias, perfuma demais o lugar.

As flores plantadas, como violetas, kalanchoes e afins, me decepcionam mais. Têm aquele ar de promessa e não raro duram no máximo duas semanas. Se é para durar pouco, prefiro flores mais bonitas e efêmeras.

Flores artificiais, para mim, estão fora de questão. Acho que são o maior atestado de mau gosto que alguém pode passar em uma casa. Não quer ter trabalho? Compre uma almofada.

Dica: outro dia vi uma solução bem bacana para quem não tem espaço para vasos. E não, não era um monte de garrafa pet cortada colocada na parede fazendo um "jardim vertical". Vamos combinar que isso com o tempo deve ficar feio pra diabo. É bem melhor, olha só. Nesse site é caro, mas deve haver mais baratos e daqui a pouco aparece em loja de R$ 1,99.



11 comentários:

  1. Ganhei uma violeta da escola de Dudu nos dias das mulheres. Ela está linda e florida até hoje, e olha que estamos em Maio já.
    Acho que foi o local eu deixei, mas eu prefiro falar que ela continua florida e linda pq foi o Dudu que me deu! = ) Renata Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, deve ser! Mas onde você colocou?

      Excluir
  2. Lá em casa as violetas também ficam muito bonitas por anos. Acho que o problema tá com você, heim. Rs.

    Muito legal o blog. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá em casa ainda não tentei, mas acompanhava a frustração da minha mãe rs Quem sabe minha casa dá mais sorte. Volte sempre! beijo

      Excluir
    2. É maneiro qd a violeta flora novamente, depois de um tempo... vitória total! :D

      Excluir
  3. Violetas são realmente decepcionantes, mas minha mãe se deu bem com orquídeas, dessas que se compra em supermercado mesmo. Mas é um exercício de paciência: demoram meeeeeeses pra dar flor. Mas quando dá fica lindo. Um dia ficamos de babá de um garotinho q derrubou o vaso e quebrou um dos ramos de flor, minha mãe ficou fula, tadinha. Agora estamos esperando por mais. Ah, e cuidado com o futuro gato. Ele pode curtir detonar suas plantas. Evitamos durante anos (a ponto de realmente não tem planta nenhuma na casa). Agora estamos voltando, aos poucos, com elas.

    ResponderExcluir
  4. "Não quer ter trabalho? Compre uma almofada." XD

    Surpresa desagradável do mês: fromigas fizeram um formigueiro no vasinho da minha palmeirinha. Fiquei em pânico. Espantei as malditas afogando-as em água. Foi assustador...

    Tô freguesa da barraca de flores da feira. Tem nova toda semana. Amo, amo, amo chegar em casa e ver o vaso florido. Tem aquele chuveirinho amarelo, sabe? Também compro um buquê e ponho numa garrafa. Igual o pessoal faz no Café Odeon... :D

    Eu consegui matar uma jibóia. Mas foi um processo de purgação total num ano em que o fato de eu não ter me matado já me deixa satisfeita. Fiquei mal por ela, mas foi um processo difícil...

    Tá ótimo o post!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, continue matando plantas em vez de você rs
      Compro flores nas barracas do Centro. Conheço pelo menos três ali perto do Paço. Mas aqui na Tijuca só conheço a Rua das Flores e a feira.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Táia, super apoio vc ter um gato.. Eu tenho uma e digo que é o melhor animal pra se ter se vc trabalha o dia todo e só chega denoite em casa... E outra, em relação a deixar o seu gato morrer de fome( como vc relatou com a sua planta), fique tranquila que ele mesmo não vai permitir q isso aconteça, pois vai te encher o saco a cada manhã! Rs

      Excluir