19.5.12

Conto do Vigário



Uma amiga, a Lili, deu a dica, e fiquei a semana inteira ansiosa para hoje chegar. Até então, nunca tinha ouvido falar no Polo de Decoração de Vigário Geral. Sim, a favela de Vigário Geral, no subúrbio da Zona Norte do Rio.

Chamei o Pedro, o mesmo amigo arquiteto que instalou as cortinas aqui de casa, e ele topou desbravar o Polo na hora. Pegamos leve na "night" de sexta e às 7h30 da manhã deste sábado estávamos acordados em nome do dever: eu, apurar e ele, fotografar para este post.

Às 9h, nos encontramos no metrô do Estácio e pegamos a Linha 2 até a estação de Irajá. Daí, pegamos um ônibus, o 774 Madureira - Jardim América e, em menos de meia hora, estávamos na Rua Isidro Rocha, a poucos metros da Avenida Brasil. Dá uma olhada no mapinha do Google. É realmente colado na Brasil.


Vigário Geral

Se você nunca foi a Vigário Geral e só conhece o lugar pela chacina que aconteceu lá em 1993 ou pelos funks de Claudinho e Buchecha, desarme seu preconceito. A chacina já tem quase 20 anos e todo mundo com quem falei do polo só lembrou dela. Que estigma..

Mas é claro, também tenho preconceitos. Sempre que ouço o termo "favela" já penso num morro, parecido com o Alemão, ou o Turano, meu vizinho, com casas de tijolos aparentes e chão de terra, mas a verdade é que existem muitas favelas planas e com casas de alvenaria e asfaltadas, algo muito parecido com vários bairros do subúrbio.
Vale lembrar que VG é o berço do AfroReggae, importante movimento afirmativo das favelas cariocas.

O fato de o polo ficar numa favela na verdade só tornou o atendimento e o público mais calorosos, simpáticos e divertidos (como o Pedro observou, "fazia tempo que eu não via um sorriso tão bonito e espontâneo no comércio"). No quesito atendimento, dez a zero nos bairros de classe média, sem demagogia.

Las cosas

Quem está esperando um post bem apurado... esqueça. Quando cheguei lá fiquei igual a criança em loja de brinquedos. Esqueci de anotar o nome das lojas, a quantidade, de onde era cada produto. É por isso que eu tenho um blog zoado, e não uma publicação importante e chata de decoração :) Is all about fun!

O que importa saber, se você não mora perto, é que é relativamente simples de chegar no local, de carro ou metrô + ônibus. E, como no sábado as lojas começam a fechar às 13h, A boa é chegar por volta das 10h, no máximo 11h. Há menos lojas que na Saara, mas algumas são galpões enormes.

O que tem? Desembucha!

T-U-D-O.
O que você pensar relacionado a decoração doméstica existe em Vigário Geral. Móveis delicados de madeira, mesas de vidro, vidros mil (taças, vasos, jarros, baleiros), pufes a partir de DEZ reais (e uns enooormes com baús a R$ 70, por exemplo), tudo para a cozinha (tudo), mimos para decoração, lustres, abajures, almofadas/colchas/edredons, relógios, telefones, porcelana/cerâmica, tapetes, capachos, coisas de MDF (de medium density fiberboard) no "osso" para pintar e customizar, material para jardinagem, ferramentas, extensões, varões de cortinas, varais, lâmpadas... UFA! Acho que já deu para entender. Bem que a Lili avisou: não dá para voltar de lá de mãos vazias. 

Antes que alguém siga a dica e venha brigar comigo porque achou tudo feio e brega, um aviso: peneira de garimpo na mão e muita disposição para relevar breguices. Aliás, esse é um dos aspectos mais divertidos do passeio: as bizarrices, o kitsch e o "brega mermo". Vi alguns blogs de decoração dizendo que o polo é "decepcionante" e que tudo tem "cara de R$ 1,99". A arte de garimpar não é para todos! ;)




Metrozão pertinho, deixa de ser garotinho juvenil criado a leitinho-com-pêra
Logo na entrada da rua, pufes a R$10, R$ 16 e R$ 25. Comprei um vermelho de R$ 25 e ainda não acredito no preço
Na mesma loja dos pufes na frente, olha que MIMO esse gaveteirozinho com puxador de rosa! R$ 70 o.O


100% subúrbio carioca
Isso era enorme, do tamanho de um melão. Kitsch e muito divertido para a cozinha, a R$ 7,20


Vasinhos e baldinhos de metal esmaltados para flores ou qualquer outra buginganga. Comprei dois a R$ 3,80 cada. Minha mãe tem um igual, que custou R$ 12 no "asfalto".



Olha que fofo esses cofrinhos de cupcake! Bom para presentear mocinhas elegantes

Morremos de rir dos avisos "diretos" nas lojas. Um outro dizia "Quebrou, considere seu!". Mais carioca, impossível.
Canecas fofíssimas por, em média, R$ 6

Descansos de panela interessantes. Esses não eram baratíssimos, devem ser de um bom material. Em média, R$ 40
Clássico do kitsch! No cenário de A grande família tem uma. Acho lindo. E o precinho?
Para quem curte jardinagem, muita coisa. Só não me pergunte para quê serve isso. Parecia uma arma :P
Varões de cortina (tinha de outras cores também) a R$ 7. E eu achando que tinha feito o negócio do século pagando R$ 14 na Usina :)
E o que dizer desse varal de teto, com o mesmo tamanho que o meu e exatamente metade (R$ 35) do preço? ¬¬
Vasos (grandes) muito fofos de cerâmica esmaltada

Breguinha, mas não lebra o Millu do Tintin? o Pedro é que notou a semelhança. R$ 22
Prateleirinhas super úteis e baratas (R$ 17,70, R$ 25,40, R$ 26,35)







O destaque no tamanho da foto é proposital: essas foram as coisas mais lindas do dia. Sempre amei luzinhas meio pisca-pisca, meio camarim. Lembro de ver uma revista ensinando a fazer com luzes de Natal e bolinhas de pingue-pongue, mas uma bolinha sai a R$ 3, por aí. Esses fios têm bem mais que 10 bolinhas e custavam R$ 50. Achei justo. Numa Imaginarium da vida, certamente não custaria menos de R$ 100. Essa é uma das coisas que vão me fazer voltar a VG.


Essa é a Rua Isidro Rocha. Tranquilíssima durante o dia.
 Bom, é isso. Agora que já sabem o caminho, aproveitem e divulguem o polo! Vale a pena conhecer!


10 comentários:

  1. Uhul! Fico feliz que gostou. Esse lugar é tudoooo!!! :D Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ir!!! Será que mamãe anima??
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero: a abóbora de cerâmica, o pufe, as luzinhas e os vasinhos.
      Aquilo q vc falou q parece uma arma deve ser pra fazer buraquinhos pra semente, na terra. Acho.
      O cartaz é ótimo, hehehe.
      Vc não falou se almoçou por lá... (a gordinha que só pensa em comida!)
      beijo!

      Excluir
  3. qual foi o ônibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o 774 Madureira - Jardim América, eu fiquei sonegando informação pra autora hehehehe

      Excluir
  4. Anônimo21/5/12

    Eba, agora posso comentar! rsrs

    Nossa, esse lugar é um verdadeiro achado! Muito bom saber. Quando for a minha vez, passarei por lá, com certeza :)

    beijo

    PS: amei as lampadinhas!

    [Raquel Thomaz]

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23/1/14

    Sempre que posso vou a Vigário, e nem sou da cidade do Rio... concordo com o qvc disse, é garimpar mesmo! Sempreeee encontro coisas boas e sempreeee tenho a impressão que preciso voltar pra comprar algo que ficou pra trás..hehehe

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/8/14

    Estou sempre lá!!! Não existe lugar melhor no Rio para compras,nem Madureira,nem Saara,enfim,o POINT é lá mesmo!1 EU RECOMENDO!!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/9/14

    Só uma coisa a rua Isidro Rocha não é favela, apesar de ser um bairro pobre ali não é favela, a favela fica na Bulhões Marcial. do outro lado. O resto gostei de tudo, só estou falando porque eu conheço amigos meus que moram lá e conheço bem aquele lado.
    Bjs. e parabéns gostei de tudo que vc. postou.

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar: Vigário Geral não é uma favela, é um bairro. A favela de Vigário fica do outro lado da linha do trem. Seria melhor ter se informado antes de disparar tantas besteiras. Quando você fala que pagou barato em comparação ao "asfalto" querendo ser descolada, dá um verdadeiro mergulho em sua própria ignorância, porque o polo já fica no "asfalto". Melhor permanecer no seu mundinho de faz-de-contas de Tijucano.

    ResponderExcluir