28.4.12

Iguarias proibidas para UDUs


Uma coisa que você só descobre quando mora só é que algumas comidas estarão barradas na sua cozinha, até que você arrume um housemate (não tem uma palavra em português que substitua isso bem) ou junte os trapos com alguém.
É, meu amigo, minha amiga, as bactérias serão mais rápidas que você na apetitosa tarefa de acabar com suas compras do mês.
O que me intriga é: se eu, que entrei para esse universo há apenas nove meses, já percebi isso, porque a indústria alimentícia não percebe?

Essa comida se autodestruirá em 3 dias

Vamos à lista dos alimentos mais sensíveis e autodestrutivos da geladeira:

1. Requeijão
Em uma semana, com mais da metade do queijo no pote, o troço azeda. E não, eu não "meto o dedo" ou "lambo a faca" como perguntaram no trabalho. Eu me pergunto por que diabos a Itambé, a Aviação, a Polenghi e os genéricos não fazem um pote com metade do peso líquido, que chegasse ao fim com dignidade, sem aquele cheiro de criança mal lavada.

2. Alface
A gente ouve em todo lugar que comer folha é essencial, que é fonte de fibra, cálcio-ferro-fósforo-vitamina-A. Então um dia vai fazer compras no supermercado ou na feira e resolve esquecer o que aconteceu com a última alface e apostar de novo na alimentação saudável e inteligente. Escolhe a alface mais linda e verdinha, bota orgulhosa no carrinho,chega em casa e lava, bota de molho com todos aqueles truques que a mamãe ensinou, da água sanitária, troca água, tira excesso de água, bota num tupperware e guarda na geladeira. [Aliás eu descobri o último lugar que vende Tupperware original, e fiquei tentando visualizar pessoas que SÓ comprem Tupperware original]. E guarda na geladeira. E dia após dia aquela alface verdinha e crespa vai virando uma massa homogênea verde escura, com um vinho de alface no fundo do pote. Por mais que você vire a louca do sanduíche, faça sanduíche de manhã, à noite (claro, sempre com alface), se você come fora durante a semana NÃO vai conseguir dar conta de um pé de alface sozinho. E você não pode comer folha na rua porque é perigoso, então... adeus alimentação inteligente.Dizem que a saída é comprar mix de folhas, mas... acho que o Mundial não tem. Cientistas japoneses, façam uma alface menor!

3. Refrigerante

Acho que quem teve uma infância orgânica como a minha, dessas com mães que só dão suco de fruta feito na hora e em que refrigerante é um território meio proibido, reservado apenas para os porres mirins em aniversários ou no dia de comer coisas gordurosas como frango, vai entender. Para pessoas com nosso histórico, até hoje refrigerante é uma coisa meio "festa", meio "abra a felicidade", meio desejo proibido. Os mais malucos, como eu, até evitam tomar sempre, para continuar mantendo a magia. Então comprar uma pet de dois litros de Coca-Cola é catártico. A gente usa a visita de amigos como pretexto pra isso. E aí que o amigo se despede e o refrigerante fica lá. Uma garrafa inteira de gás pra fugir. E ele foge. Rápido, porque, lembra? A gente não bebe sempre, pra manter a magia. Esses dias minha irmã confessou que toma, mesmo assim. Pior que acho que eu também. OK, é só comprar um refrigerante menor. Mas aí não é catártico.

Reage, reage!
Reage, reage!
4. Cacho inteiro de bananas

Fica lindo na fruteira, mas você sabe que vai estragar. Passei a comprar três. É meio frustrante, mas o quê nessa vida não é..

5. Coisas que tem que cortar ao meio porque você sozinho não come

Limão, tomate. Não vou tomar um litro de limonada nem comer um tomate inteiro por salada pra mudar isso, desculpa.

O legal no mundo da geladeira são as experiências psicodélicas do mofo. Já vi arroz ficar rosa e feijão virar um clipe da Björk. Pense num clipe da Björk com bolas brancas amorfas de pelo.

Pra terminar, fui pesquisar Tupperware no Google e descobri que se vende por revistinha como Avon e que o Romero Britto assinou uma coleção. Risos.

E aí? Que comida sempre estraga na UDU de vocês?

18 comentários:

  1. Pensei numa solução pro tomate e pro requeijão. Vamos por partes: o tomate você pode usar em uma salada um dia e num omelete no outro. Adoro omelete de queijo, tomate, cebola e orégano. Substitui a proteína numa refeição! A solução com o requeijão é mais sofisticada. Depois de usar no pão de manhã, e vc perceber que vai azedar, desfia um frango, refoga, coloca palmito e/ou ervilha e/ou milho, e/ou até TOMATE rss e taca o requeijão. Mistura batata palha (se tiver) e gratina com 1 pouco de queijo ralado em cima. E chama isso de FRICASSÊ. Uma diliçaaaaaaaa \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, gostei das soluções, mas o fator preguiça de fazer o certo na hora certa pesa muito quando se mora sozinha :)

      Excluir
  2. Eu brinco de jardineira mirim com meus jardins de fungos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha
    eu sofro com a caixa de leite. como vc sabe, não tomo leite, e uso apenas para receitas (purê, por ex). resultado: sempre estraga.
    Sobre as folhas, a centrífuga para secar verduras faz MUITA diferença - e colocar um papel toalha dobrado, q vc vai trocando, no fundo do pote plástico (rs) ajuda muito.
    Tomate: tem uns menores, sem ser o cereja. Opto por comprá-los.
    Refri: latas, sempre. Quando.
    Se fizer feijão, congele uma parte. Nunca comemos tudo de uma vez com a mesma alegria...

    Mas quando eu li o título do post, achei que era comidas proibidas em função do preparo. Tipo: sardinha frita (e outras frituras). Uma UDU não resiste a isso, fato...

    Obrigada por ter lavado a louça ao sair! Foi muito gentil! :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, preciso de um secador de folhas assim. Leite aqui acaba sempre rápido até demais rs
      Estou descobrindo que meu problema é preguiça. Quando meu feijão virou um algodão doce, eu tinha procrastinado dividí-lo em potinhos e congelar. Sabia que era o que devia ser feito, mas... ai que preguiça rs
      E ah, só lavei um restinhozinho de louça, muito pouco mesmo. beijo!

      Excluir
  4. Muito legal o post
    Quando li pensei nas mesmas dicas que a Amana! Sinal que dão certo mesmo! ;)
    Quanto ao leite tem algumas opções..
    Você pode adotar o leite em pó,
    pode depois de abrir usar o tanto que quer e perceber que não vai dar conta, usar o restante para fazer iogurte,
    ou ferve-lo regularmente,
    ou apelar para congelar, mas não tenho certeza se esta última dá certo.. acho que sim pq funciona com leite materno...
    A banana você pode congela-la picadinha e se quiser depois bater no liquidificador com uma banana em temperatura natural que sai um sorvetinho! ;)

    ResponderExcluir
  5. Táia, minha mãe divide o feijão em sacos para congelar também, fechado bem apertadinho. Ocupa menos espaço no congelador e é uma boa solução caso você tenha pouco Tupperware e similares. Aliás, ela congela tudo nesses saquinhos rsss

    ResponderExcluir
  6. Bananas: passei a comprar meia dúzia (compro no carrinho do moço perto do trabalho).
    Requeijão: comprei meu primeiro em 1 ano de habitação solitária. Agora fiquei com medo de abrir...rs.
    Alface: deixo como compro, na gaveta de verduras, dentro de um saquinho. Quando vou consumir lavo apenas o necessário para aquela refeição. Dá mais trabalho, mas não estraga.
    Você ainda deixou algumas figuras comuns de fora da lista: O catchup, que faz aniversário de falecimento dentro da geladeira sem chegar à metade; A mostarda, sua parceira em tudo, inclusive em vencer cedo demais; e o mais famoso - O Alho que brota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha FATO! O alho brota! E sabe que perde um pouco do sabor quando isso acontece, né? Sei porque várias receitas frisam "alho NÃO-germinado". Só pode ser porque perde alguma coisa.
      Catchup e mostarda eu nunca compro, é bem raro comer. Mas é bom saber, quando comprar serão potes pequenos. Volte sempre! :)

      Excluir
  7. Feijão tb dá pra congelar em copos descartáveis, o que facilita bastante também porque não precisa lavar depois. Rasga o copo, esquenta e pronto!

    ResponderExcluir
  8. sobre o refrigerante. lá em casa q q a gente faz: pega a garrafa grande e divide por garrafinhas pequenas. primeiro vc vai ter de comprar as pequenas, aquelas q vem, acho, 275 ml. daí, vc reaproveita. o gas fica lá.. :D vc vai ter um grande prazer qd abrir a grandona pra dividir pelas pequeninas, q se tornarão prazerizinhuus

    ResponderExcluir
  9. ah, e a banana. nem sempre qd a casca tá preta a banana tá ruim. então, às vezes vc só pensa q a banana estragou, mas ela tá firmeza. rsr mas tb dizem q eu como banana estragada, hahaha fica a seu critério.

    ResponderExcluir
  10. UDU downstairs ;)24/5/12

    Querida, adorei seu blog. Eu tenho mais anos de estrada do quesito administradora de UDU, então vou te dar umas dicas:

    - Centrífuga: volte a VG e compre uma centrífuga para hortaliças, sua vida vai mudar.

    - Higienizar:
    Dica 1: cuidado para não colocar muito do produto, isso murcha as folhas.
    Dica 2: vinagre é mais destruidor.
    Dica 3: nos ensinam a não enxaguar depois de higienizar, mas isso faz as horaliças durarem menos. Então eu sempre passo uma água limpa antes de guardar.

    - Alface: prefira comprar alface hidropônica, elas duram o dobro do tempo. Depois de higienizar do jeito que mamãe ensinou coloque na centrífuga, gire (ou aperte, depende do modelo), e.... adeus água. Aí você guarda num pode forrado com papel toalha. Eu acrescento umas folhas de papel toalha no meio, formando camadas. Assim elas absorvem a humidade e suas folhas duram até 2 semanas.

    - Espinafre é seu amigo! O espinafre dura muito, muito mais que a alface. Na hora de escolher, observe se não há furos nas folhas, o que é sinal que uma amiga larva passou por ali. Escolha a mais "inteira", coloque tudo numa bacia com bastante água, deixe um tempo e troque a água umas duas vezes. É para mim o melhor jeito de higienizar essa folhas pequenas e tenras. Você pode usar em saladas ou para fazer omelets (com aquele pedaço de tomate que está sobrando).

    - Requeijão: dentre as infinitas ofertas aquela que mais apresenta resistência ao tempo é da marca Danúbio, denominado: Queijo Cremoso. Tem uma tampa vermelha. É a versao integral, a light não suporta tanto tempo.
    ATENÇÃO: não tem a mesma consistência das opções mais populares, é um pouco mais firme. É o meu preferido! Já durou até 2 semanas um pote aqui na minha UDU.

    - Preguiça: ela sempre é inconveniente, quando menos você precisa ela aparece, então:
    Quando fizer feijão separe logo em potinhos, mesmo que ainda quente. Se deixar para depois a amiga preguiça não vai te liberar para essa atividade, desista. Depois é só tampar os potinhos e colocar na geladeira.
    Comprou hortaliças??? Higienize e guarde logo que voltar da rua, por que a amiga preguiça vai te pegar.
    - Fungo/ bolor e afins: lembre-se, se uma coisa estragar na sua geladeira a chance de outras coisas estragarem aumenta, pois a colônia já se instalou, então cuidado. Não é nada neurótico, mas lembra da preguiça???? Ela não vai te deixar limpar a geladeira, tá.

    Sucesso na UDU e na vida. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Mas gent, qual é a questão de lavar e depois guardar? É que lá em casa a gente guarda do jeito que vem e vai lavando o que vai usar...

    ResponderExcluir
  12. Perguntei aqui no trabalho pq eu nunca tinha ouvido falar em lavar pra colocar na geladeira... A galera aqui falou que vcs deve estar vendo muito "Bem Estar", que fica inventando moda AHUAHAUHAUAHA

    ResponderExcluir
  13. Táia, descobri seu blog pelo google, pesquisando sobre o polo de VG (vou me aventurar na semana q vem! Super ansiosa!). Adorei!
    Não tenho uma UDU, mas meu marido viaja muuuito a trabalho (chega a passar até 20 dias corridos fora) e eu tenho alguns problemas similares aos seus. Comida é o que mais me preocupa, pq eu odeio quando estraga. Então, algumas dicas (tb quero contribuir!!):
    - requeijão é super versátil! Uma colher de sopa dá um tchan no miojo (ou em qq outro macarrão), num refogadinho de carne (no lugar do creme de leite, como se fosse um strogonoff), numa sopa, pra dar aquela cremosidade. Dá pra cobrir um escondidinho com uma camada pra gratinar tb. Enfim, aproveita!! E já tem marcas no mercado com o pote de plástico menor, de uns 180g, em vez do copo de 300! Aliás, esses copinhos de plástico de requeijão são ótimos pra congelar feijão, já vem com a tampa e não ocupam espaço.
    - adoro frutas, mas sempre preciso congelar. O "sorvetinho" de banana que sugeriram aí em cima funciona e é ótimo e light. Congelo abacaxi, banana, abacate, morango... tudo picadinho, nos saquinhos ziplock. É super prático pra fazer vitamina de manhã.
    - Eu tb não tomo leite, e uma vez aproveitei o resto de uma caixinha que achei q ia estragar num molho bechamel, misturei com atum em lata e raspas de limão, virou uma massa gostosa!!
    - Refri 2l tb sempre acaba o gás aqui em casa. Agora passei a adotar as latas, como sugeriram. Bem melhor! (achei utilidade praqueles porta-latas de geladeira). Meus tios-avós tb consomem pouco e por isso compram várias garrafinhas 600ml quando os netos aparecem pra lanchar. É um pouco mais caro, mas vale a pena. Dessas não vai acabar o gás, pode confiar! rs
    - pro alface a minha dica é a mesma de todo mundo: higienizar, secar bem, colocar num pote ou ziplock na geladeira. Dura beem mais. Mas, infelizmente, aqui em casa ainda assim ele eventualmente estraga, pq não sou mto fã...
    - uma dica super válida: CONGELE TUDO!! Foi a solução que eu encontrei pro desperdício de comida aqui em casa. Espinafre dá pra comprar já congelado. Alguns legumes que se usa pra refogar, como alho poró, salsão, etc, vale super a pena congelar já picado. O mesmo para temperos (salsinha, coentro, cebolinha, que sempre estragam antes de eu usar tudo tb). Congele em forma de gelo e depois coloque os cubinhos num saquinho.
    BOA SORTE!! Beijos!

    ResponderExcluir