26.4.12


Dia desses, listava todos os problemas que meu apartamento (onde moro há nove meses) já me proporcionou. A lista não parava de crescer e fiquei surpresa com quantas picas complicações precisei resolver sozinha (ou quase) durante esse tempo. Ao mesmo tempo, hoje não consigo me imaginar morando com meus pais, e já tive experiências insólitas o suficiente para entender que, dividir casa, só com amigo de infância, daqueles que você conhece mais do que seus irmãos. Morar sozinha, ainda uma novidade absoluta para mim, que venho de duas famílias gigantes e um núcleo familiar grande, é uma delícia e é uma merda. É uma merda, mas é uma delícia.
Venho adiando a ideia de fazer um blog há anos. Já tive alguns (não procurem, por favor, eu tinha 20 anos), quando todo mundo teve, quando não havia Orkut, Twitter, Facebook, e a “social” era feita esmiuçando o que acontecia no dia para quem quisesse ler.
Por isso, este blog é sobre morar só, e só. 
Minha ideia é dar (e receber, por favor) dicas de cozinha para uma pessoa (Miojo, nunca), ideias baratas de decoração (afinal sou uma fodida jornalista em início de carreira), truques de limpeza, e toques sobre segurança, boa vizinhança (...), obras, ter ou não ter bichos de estimação e, claro... como matar baratas sem que isso arrase seu dia. Entre os 7 milhões de moradores solitários do Brasil, alguém deve saber.

Bem-vindos a minha UDU.

Leiam aqui o texto do Xico Sá que inspirou este blog.

8 comentários:

  1. Tinha 20 anos mas fez uns textos memoráveis, não negue. Mas OK, foco. Minha dica aqui será meu ponto na nossa velha discussão: cachorros podem ser felizes em apartamentos sim :)

    ResponderExcluir
  2. Felizes, porém loucos :)

    ResponderExcluir
  3. Dorei o post!
    Adoro seu texto.
    Não posso ajudar em nada, infelizmente, inexperiente. :(
    Qdo or a minha vez de viver esta desventura, eu venho sacar as dicas daqui.
    Boa sorte!
    Continue.
    bjo.

    Ps.: minhas cadelas dividem as vidas entre apê e casa com quintalzão. Não vou saber opinar se seriam malucas ou não. rs.
    Mas acho que ficar maluco não é regra. Depende mt do convívio com o dono, família e de como são esquematizados os passeios na rua.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu sou fã do César Millan e já vi centos episódios dele. Nunca vi ele falando nada sobre isso. Pra gente em apartamento ou em casa o conselho é o mesmo: liberar no quintal é ok, mas passeio com vc é o que configura como exercício e atividade MONITORADA, que é como os cachorros aprendem disciplina com o dono. Então, na teoria dele, mesmo com um quintalzão vc teria q fazer caminhadas constantes, pq senão o cachorro não aprende a se comportar legal na casa. Rola toda a questão de instinto de matilha, disputa de liderança, é realmente importante.

    ResponderExcluir
  5. Taia, sei mto bem das coisas que vc tá falando.. Não moro propriamente sozinha, pq moro com a minha irmã, ams a gente sofre junto! hahaha
    Me mudei em outubro e tenho histórias da casa velha e da nova..rsrs
    No apartamento atual já tivemos problemas com ratos e pulgas... tem coisa pior?! só oq eu resolveu foi colocar a mão no bolso e pagar dedetização mesmo...
    Na cozinha somos mto boas, modéstia à parte.. hehehe.. te dou uams dicas depois!
    bjos e boa sorte com o blog
    Natália Chaves

    ResponderExcluir
  6. Salve salve!
    Sou UDU com muito orgulho há bravos três anos e meio - sendo que meio foi numa UDU em New Jersey. Já enfrentei ataques de larvas emergentes de um lixo esquecido, ratos colonizando armário de cozinha, formigas infestando meus vasinhos de planta; reboco que desaba, lâmpadas em curto, descargas e torneiras que desistem de funcionar; geladeira com um bloco de gelo no lugar do congelador (isso é constante), caixa de leite sempre estragando na metade, televisão ligada pra fazer companhia. Mas não tem nada mais maravilhoso que chegar em casa e encontrar tudo do jeitinho que você deixou - se é depois de uma faxina, então, chega a dar emoção. Comprar flores para si mesma. Andar pelada em casa, bêbada, depois da farra. Esbravejar com utensílios de cozinha sem ninguém pra rir de você. Curtir o silêncio ou a música que você mesma escolheu. Sempre encontrar aquele pedaço de chocolate ou aquela fatia de bolo que você guardou para mais tarde na geladeira. Reclamar da sua própria bagunça sem ter ninguém para concordar com você.
    UDU é um paraíso.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a idéia Táia!!! Tb estou no mesmo barco há quase dois anos... apesar de que me viro suuuper bem. Sei fazer de tudo um pouco, pintar parede, instalação elétrica, furar paredes e claro, os mais básicos, comida, faxinha (apesar de não adorar) etc. Mas vou acompanhar pq sempre se pode aprender ou ensinar um pouquinho rsrsrs
    E ahhh, cahorros em apts sofrem um pouco sim, mas gatos não!!! Tenho duas e elas são umas fofas, me fazem companhia sempre!

    ResponderExcluir
  8. Morar com os pais é bom, mas tem prazo.
    Morar com irmãs é ótimo! Mas ninguém sabe melhor como te provocar.:)
    Morar com amigos é uma delícia, mas falta poder andar pelada e não ter que lavar a louça.
    Morar a dois é maravilhoso, mas não se pode dar uma tchau e ir pra seu canto quando não tá legal.
    E morar sozinho é genial! Ruim mesmo é conviver tanto consigo mesmo e não poder colocar a culpa da bagunça em alguém rsrs.

    Portanto arranje um gato! Ele te ouve, te faz carinho, não te julga e não reclama da bagunça. :D

    ResponderExcluir